Siga nossas redes

Colunista

Welton Oda

A vitória de Natália Demes, vitória de Manaus

Natália Demes é escolhida como pré-candidata do PSOL-Manaus em conferência municipal com ampla maioria de votos, destacando-se pelo apoio de diversas tendências internas e sua atuação em movimentos sociais e políticos

A vitória de Natália Demes, vitória de Manaus

No último sábado, na Conferência Municipal do PSOL-Manaus, entre três pré-candidaturas dentro do partido, a advogada e militante dos movimentos sociais Natália Demes foi escolhida por uma maioria esmagadora dos filiados, recebendo 24 votos dentre os 25 delegados votantes. O único voto em outra pré-candidatura foi recebido por Thomás Antônio Barbosa que, com espírito democrático, reconheceu a vitória de Natália e com senso de coletividade, se posicionou logo após a votação: “Agora Natália é a nossa candidata!”. O outro pré-candidato fez um papelão, praticou violência política contra a candidata, enquanto seus apoiadores também o fizeram contra outros militantes, indo embora da convenção antes de iniciar a votação. Finalizou como era de se esperar, para uma pré-candidatura sem qualquer apoio no PSOL, com nenhum voto na Conferência.

Natália, ao contrário, com o apoio de sua própria tendência – a Primavera Socialista, atualmente a maior no PSOL-Amazonas -, além da Ação Popular Socialista (APS), do Subverta, do Núcleo PSOL-Coroado, de militantes do Coletivo Autonomia Ecossocialista (CAES) e do Movimento Esquerda Socialista (MES), mais uma maioria de filiados independentes, construiu sua pré-candidatura com muita firmeza. Nesta trajetória, atuou no corpo jurídico do partido e, atualmente, atua na Presidência do Diretório Municipal, com muita seriedade e honestidade, conseguindo manter o partido com as contas em dia e a documentação regularizada. Esta não é uma tarefa fácil para um partido de trabalhadores que, como ela, tem as tarefas profissionais cotidianas para dividir com a militância partidária.

Sua militância se estende ainda ao Coletivo Humaniza, em que é figura das mais importantes para proteger juridicamente mulheres vítimas de violência obstétrica, as quais, em geral, não contam com qualquer proteção do estado, nem condições sociais e financeiras para fazer valer seus direitos. Não bastasse isso, Natália é uma artista, uma malabarista que, literalmente, brinca com fogo, com suas habilidosas acrobacias, conhecidas pelos frequentadores dos espaços culturais manauaras.

Em 2024, seguindo a tendência de diversas capitais no Brasil, o PSOL pode crescer ainda mais em Manaus, ampliando seus espaços de poder. Pode fazer isso dando destaque para uma qualificada candidatura feminina ao Executivo Municipal e também elegendo, pela primeira vez, um vereador na cidade de Manaus, capaz de fazer uma oposição à esquerda, numa cidade politicamente dominada por doutrinadores religiosos e outros políticos de extrema-direita.

Na Região Norte, o PSOL está na luta pela reeleição do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. No Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, estará com a forte candidatura da deputada federal Taliria Petrone e, em São Paulo, tem grandes chances de eleger Guilherme Boulos  como prefeito.

Tá mais do que na hora de Manaus ter políticos sérios e comprometidos com o combate à violência urbana, à pobreza, o desvio de recursos públicos. Tá mais do que na hora de Manaus eleger o PSOL, um partido que reivindica o socialismo, que se coloca ao lado de trabalhadoras e trabalhadores, que luta contra o racismo, o machismo, a LGBTfobia.

A cidade de Manaus ganha com esta pré-candidatura, da qual sou fiel escudeiro e pré-candidato à Vice-Prefeito, com muito orgulho! Por uma Manaus mais justa, mais bonita, mais humana, por uma Manaus para todas as pessoas, todos os animais, todas as plantas. Por uma Manaus com igarapés limpos e despoluídos, praças arborizadas, quadras de esporte, creches e mais amor! Por uma Manaus socialista!

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Welton Oda