Siga nossas redes

Amazonas

Ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319, será liberada ao tráfego nesta segunda-feira

Estrutura que desmoronou em 2022, causando cinco mortes, foi reconstruída com investimento de R$ 28,4 milhões. Nova ponte tem 150 metros e está preparada para suportar carretas pesadas

Ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319, será liberada ao tráfego nesta segunda-feira

Nova ponte sobre Rio Curuçá em trecho da BR-319 no Amazonas — Foto: Divulgação/DNIT

Manaus, AM – Dois anos após o desabamento que matou cinco pessoas e deixou mais de dez feridos, a nova ponte sobre o Rio Curuçá, no quilômetro 23 da BR-319, será liberada para o tráfego de veículos na próxima segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) durante uma vistoria às obras realizadas neste sábado (27).

A comitiva, que contou com a presença de prefeitos, parlamentares e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), avaliou a conclusão da ponte do Curuçá e o andamento da reconstrução da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, que ruiu dez dias após a primeira tragédia, em outubro de 2022.

A nova estrutura sobre o Rio Curuçá possui 150 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamento e uma passarela sinalizada na lateral. O investimento total foi de R$ 28,4 milhões. De acordo com o senador Eduardo Braga, a obra superou desafios logísticos e de engenharia, como a variação do nível das águas do rio e a necessidade de manter o fluxo de veículos durante a construção, o que exigiu a criação de um acesso lateral com aterro e o uso de balsas.

“É uma ponte preparada estruturalmente ao novo tipo de carga sobre a BR-319, as carretas bitrem. Vencemos os desafios e, agora, a ponte está pronta”, afirmou Braga. “Sua entrega significa mais economia, qualidade de vida, mobilidade, logística e segurança para o povo do Amazonas.”

Tragédia e reincidência de problemas

O desabamento da ponte original do Rio Curuçá ocorreu no dia 28 de setembro de 2022, no final do governo Bolsonaro. Veículos foram arremessados no rio, e uma ponte provisória teve que ser instalada para não interromper completamente o fluxo na rodovia, principal ligação terrestre entre Manaus e o sul do país. Documentos já haviam apontado que o DNIT tinha conhecimento dos riscos nas duas pontes desde 2021.

A liberação ao tráfego nesta segunda-feira marca a conclusão prática da obra, mas a inauguração solene está prevista para o mês de outubro, com a expectativa da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Previsão para a ponte do Autaz Mirim

A comitiva também vistoriou as obras da nova ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada um quilômetro à frente da ponte do Curuçá. A expectativa é que essa segunda estrutura, que também desmoronou em 2022, seja entregue completamente no mês de dezembro, restabelecendo a plena capacidade e segurança desse crítico trecho da BR-319.

Foto: Divulgação/DNIT

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + onze =

Mais em Amazonas