Manaus, AM – Nomeado em outubro pelo governo do Amazonas para a gerência na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Lanalbert Nunes Obando, 43 anos, foi exonerado na noite desta segunda-feira (12). Irmão do narcotraficante internacional Sérgio Roberto Obando, de 49 anos, Lanalbert lidava com informações sigilosas de investigações policiais e da defesa da população.
Sérgio Roberto Obando é amplamente reconhecido na região amazônica e, segundo a Polícia Federal (PF), é acusado de integrar uma organização criminosa que liderava o tráfico transnacional de drogas na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
As substâncias ilícitas abasteciam o mercado ilegal das principais facções do país, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
Governo emite nota
Segundo o Metrópoles, após um pedido de posicionamento, o governo do Amazonas emitiu uma nota.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informa que após tomar conhecimento do parentesco por meio da reportagem, o secretário de Segurança exonerou imediatamente o servidor em questão e o chefe do setor, responsável pela indicação ao cargo. A SSP vai apurar as circunstâncias da nomeação”, disse o órgão.
(*) Com informações do Metrópoles
Leia mais:
- ‘Dama do Tráfico’ diz que a ‘direita’ usa falsa narrativa para prejudicar seu trabalho social
- Assessor de Dino nega envolvimento com facção, após reportagem apontar que “dama do tráfico” esteve em reunião no Ministério