Siga nossas redes

Amazonas

Pauderney aciona MP-AM após fiscalização constatar graves irregularidades na UPA de Tabatinga

Parlamentar amazonense foi até a unidade de Saúde, referência na região do Alto Solimões, depois de receber diversas denúncias de moradores do município. No local, viu a situação precária no atendimento em uma Upa que “pede socorro”

Pauderney aciona MP-AM após fiscalização constatar graves irregularidades na UPA de Tabatinga

O deputado federal Pauderney Avelino (União-AM) esteve nesta semana na UPA Unidade Hospitalar de Tabatinga (UHT), onde colheu evidências contundentes, com registros audiovisuais, que demonstram o colapso administrativo e sanitário da unidade. As peças foram encaminhadas à Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas.

“A situação ultrapassa a má gestão, se trata de violação de direitos fundamentais. Por isso, estamos pedindo a instauração de procedimento investigativo para apurar responsabilidades, recomendamos a remoção dos equipamentos expostos ao tempo, para estancar o prejuízo ao erário. E pedimos Termo de Ajustamento de Conduta que obrigue o Estado a apresentar cronograma de regularização dos pagamentos dos servidores e de reforma estrutural”, informou.

Na ocasião, Pauderney verificou que equipamentos de alto custo, como aparelhos de imagem, vitais para o diagnóstico da população, estão abandonados na área externa da unidade. Outra irregularidade foi a ausência de mobiliário básico, obrigando pacientes enfermos a aguardarem atendimento sentados ou deitados no chão.

Além da paralisação dos serviços de imagem e do sistema informatizado da unidade, que inviabiliza o fluxo de atendimento, gerando filas, diagnósticos tardios e agravamento do quadro clínico de pacientes, os profissionais de saúde acumulam meses de salários atrasados por falta de repasses do Estado.

Falta de Segurança na Fronteira – Não bastassem todos estes problemas, segundo Pauderney Avelino, a unidade fica localizada numa região de tríplice fronteira, e opera sem vigilância armada ou policiamento ostensivo. Pacientes, médicos e enfermeiros estão expostos à violência e à criminalidade, trabalhando em situação de extrema vulnerabilidade física.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Mais em Amazonas