Manaus, AM – O deputado estadual Rozenha (PMB) deu entrada em um requerimento solicitando ao Governo do Amazonas medidas para resgate de amazonenses afetados pela cheia histórica no Rio Grande do Sul.
O deputado, um dos principais empresários do ramo de sapataria no país, disse que uma de suas fábricas foi seriamente afetada pela subida das águas no município de Três Coroas. Ele percebeu o quanto o amazonense está acostumado a lidar com esse tipo de adversidade, ao contrário dos brasileiros de outros Estados.
“O povo do Amazonas é, de certa maneira, mais acostumado porque viver no Amazonas, em municípios distantes é um desafio. Viver nas calhas do Purus e Juruá é um desafio. Morar no Rio Andirá já é um desafio”, afirmou.
Rozenha explicou que, nesse momento, a preocupação é com as pessoas que estão sofrendo as consequências da rápida subida das águas e com o isolamento. “Tem amazonenses que estão lá a trabalho, muitos filhos de amazonenses estudando nas faculdades do Rio Grande do Sul que querem voltar para casa e estão sem condições”, lamentou.
Por esse motivo, o deputado pediu apoio ao Legislativo para solicitar ao governador Wilson Lima a elaboração de um plano de evacuação dos amazonenses que estão em situação de vulnerabilidade nas enchentes do Sul do país.
“Eles estão isolados porque não há perspectiva de abrir estradas e aeroportos. Nossos irmãos estão perdidos no meio de uma tragédia sem precedentes. Grandes tragédias devem ser encaradas humanitariamente”, avaliou.
*Com informações da assessoria