Manaus, AM – O influenciador do Amazonas, Agenor Tupinambá, compartilhou nas redes sociais uma notícia triste para os fãs. De acordo com ele, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) o multou em R$ 17 mil por criar a capivara de estimação, um animal considerado silvestre. Ele ainda alegou que a capivara será recolhida pelo órgão.
Nessa terça-feira (18), o jovem afirmou que foi acionado pelo Ibama e precisou ir ao órgão federal após os fiscais irem à faculdade dele.
“[O Ibama] mostrou as multas que eu tinha que pagar, as acusações. Foram várias multas. Somando tudo, dá mais de R$ 17 mil. Fui notificado para excluir todos os vídeos da minha rede social. Outra coisa é que tenho seis dias para entregar a Filó [a capivara] para eles”, disse Tupinambá.
De acordo com a legislação brasileira, por ser considerado um animal silvestre, existem mecanismos de proteção às capivaras, como caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação. No entanto, existem exceções caso o órgão autorize a criação.
Por outro lado, a Lei 9.605/98 destaca que o juiz pode deixar de aplicar a punição caso a espécie não seja considerada ameaçada de extinção.
“Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria”, finalizou a nota.
Nas redes sociais, o amazonense se intitula como ‘pai de capivara’ e mostra a rotina cuidando do animal. Apesar do sucesso, ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Além da multa e da recolhida do animal, o Ibama determinou que ele exclua as publicações feitas com a capivara.
“Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”, lamentou .
Leia mais: