Manaus, AM – Professores da rede estadual de ensino aprovaram, em assembleia realizada nessa quinta-feira (11), a realização de uma greve geral para a próxima quarta-feira (17). A categoria pede reajuste salarial de 25%, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam).
Vale ressaltar que no dia 16 de janeiro de 2023, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o reajuste do piso salarial dos professores e professoras de 14,95% e o valor passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. No entanto, o piso ainda não é cumprido por todos os estados e municípios, apesar de garantido em lei desde 2008.
Os professores também decidiram que a concentração para o início da greve geral será em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). De acordo com o Sinteam, além do reajuste salarial, a categoria reivindica os pagamentos das datas-base de 2022 e 2023 e um ganho real acima da inflação.
“Vamos fazer com que esse governador do Estado respeite e valorize os trabalhadores em Educação. Eu quero dizer para vocês que tenho muito orgulho de poder dizer que meu Estado vai fazer mais uma vez esse ‘bailarino’ [uma referência pejorativa ao governador Wilson Lima na época que era apresentador de TV] se render aos trabalhadores da Educação”, disse a presidente do Sinteam, Ana Cristina.
Leia mais:
Professores alertam para piora na educação pública no futuro