Siga nossas redes

Política

David Almeida descarta apoio a Omar Aziz para o Governo em 2026: “Vou valorizar meu apoio”

Prefeito de Manaus diz que antecipou demais aliança e anuncia que “jogo está aberto”; declaração redefine cenário eleitoral no Amazonas e é feita sob ataques de investigações.

David Almeida descarta apoio a Omar Aziz para o Governo em 2026: “Vou valorizar meu apoio”

Foto: Reprodução/YouTube

Em uma entrevista concedida à BandNews Difusora nesta quarta-feira (17), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), redesenhou o tabuleiro político para as eleições de 2026. Como esperado, Almeida anunciou o recuo do apoio previamente declarado ao senador Omar Aziz (PSD) para o Governo do Estado, sinalizando que sua aliança agora terá um “novo preço” político.

Embora tenha mantido um tom de cordialidade, chamando Aziz de “parceiro” e “amigo” pelo envio de recursos à capital, David foi enfático ao dizer que se precipitou. Segundo o prefeito, o apoio antecipado acabou sendo subestimado pelos aliados.

“Eu antecipei demais meu apoio. Meu apoio passou a ser, quem sabe, até descartado. Agora vou valorizar meu apoio. Tenho consciência de que ele é fundamental para a eleição de qualquer candidato”, afirmou o prefeito.

Almeida ressaltou que, apesar de ter pedido para não ser incluído em especulações eleitorais e ter focado na gestão, os movimentos de bastidores o forçaram a rever a estratégia.

“Vamos rever estratégias, possíveis apoios e o jogo está aberto”, completou.

Durante a entrevista, o prefeito citou uma “operação para sujar sua imagem”. Ele negou envolvimento em irregularidades em pastas sensíveis como saúde e educação e afirmou estar sendo alvo de ataques coordenados entre diferentes esferas de poder. No entanto, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai apurar denúncias apresentadas pelo vereador Coronel Rosses (PL) que cita irregularidades em licitações da Prefeitura de Manaus. Na última quinta-feira (11), o tribunal publicou no Diário Oficial a admissão da denúncia e o caso foi encaminhado ao conselheiro Érico Desterro para análise do pedido liminar que pede a suspenção de todas as licitações que causaram prejuízos ao erário municipal.

Em um momento inusitado, David chegou a cantar o trecho de um louvor: “Parece que estou cercado, mas sou guardado por Ti, Jesus”, para ilustrar seu sentimento de perseguição por parte de adversários.

“É movimento em um Poder, é movimento em outro Poder. Eu não ataco ninguém”, desabafou.

Parece que os ataques do prefeito estão ligados somente ao trabalho da imprensa. Uma vez que equipes de reportagens sempre são atacadas quando tentam questionar David Almeida sobre a gestão municipal.

Ainda durante a entrevista, o prefeito utilizou a aprovação de suas contas pelo TCE-AM como escudo contra as críticas de má gestão. “Minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas”, mas faltou com a verdade ao não dizer que o TCE-AM tem aprovado as contas da gestão David Almeida, por vezes com ressalvas e recomendações. No entanto, o tribunal também é o palco de processos pontuais que investigam contratos específicos sobre a prefeitura de Manaus.

Até o fechamento desta edição, o senador Omar Aziz não havia se manifestado sobre as declarações de David Almeida. O rompimento reconfigurará o mapa político e será visto como um marco de deslealdade, alterando drasticamente a disputa pelo governo do Amazonas em 2026.

Leia mais: 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Mais em Política