Siga nossas redes

Amazonas

Presidente Lula vem a Manaus nesta terça-feira (9)

Na capital amazonense, Lula vai participar da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, além de visitar projetos de infraestrutura digital e entregar a obra do cabo subfluvial que liga Boa Vista (RR) a Manaus.

Presidente Lula vem a Manaus nesta terça-feira (9)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem a Manaus nesta terça-feira (9) para participar da inauguração do prédio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia).

Na capital amazonense, Lula também deve visitar um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado.

Na ocasião, também entrega a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas.

Centro policial da Amazônia

O CCPI Amazônia terá sede em Manaus e atuará como espaço de articulação entre forças de segurança pública do Brasil e dos países vizinhos.

Segundo Lula, o novo centro terá papel estratégico no enfrentamento ao crime organizado na região.

“É uma coisa muito importante para combater o garimpo ilegal, o narcotráfico, o contrabando de armas e qualquer outra coisa que nos perturbe”, disse o presidente durante discurso em Bogotá, na Colômbia, onde participou de encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Os trabalhos do centro começaram em junho deste ano, quando foi inaugurada a central de monitoramento na sede da superintendência da Polícia Federal, em Manaus, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O serviço funciona de maneira remota.

As ações serão coordenados pela Polícia Federal, em integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a Polícia Rodoviária Federal e com a Força Nacional.

O objetivo é promover troca rápida de informações e operações conjuntas contra crimes ambientais, lavagem de dinheiro, grilagem de terras públicas e sonegação de impostos.

A iniciativa é resultado dos compromissos assumidos pelo Brasil junto a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, na Carta de Belém, e dos estados da Amazônia Legal quando aderiram ao referido plano.

A estrutura inclui:

  • Serviço de inteligência
  • Divisões de operações e logística
  • Sala de videomonitoramento
  • Gabinete de crise
  • Espaço para imprensa

A implementação do centro foi viabilizada por meio de parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com recursos do Fundo Amazônia no valor de R$ 318,5 milhões.

Especificamente no projeto do CCIP são previstos R$ 36,7 milhões, em recursos não reembolsáveis, para o aluguel do imóvel por três anos e para a aquisição de equipamentos, mobiliário, viaturas e lanchas.

Leia mais:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 8 =

Mais em Amazonas