
(Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
A Cloudflare normalizou seus serviços às 14h44 (horário de Brasília) desta terça-feira (18), após uma falha técnica que deixou diversos sites e aplicativos inacessíveis durante a manhã. A empresa confirmou que o problema foi causado por um “bug latente” em um serviço relacionado à mitigação de bots, e não por um ataque cibernético.
O diretor de tecnologia da Cloudflare, Dane Knecht, explicou em publicação no X que a falha ocorreu após “uma alteração de configuração de rotina” que ativou o bug previamente desconhecido. “Isso causou uma degradação generalizada em nossa rede e outros serviços. Não se tratava de um ataque”, afirmou Knecht, que pediu desculpas pelo ocorrido: “A Cloudflare falhou com seus clientes e com a internet no geral”.
Cronologia do incidente
O problema começou por volta das 8h20, quando a empresa detectou um “pico de tráfego incomum” em seus servidores na Califórnia, Estados Unidos. A falha afetou plataformas como X, ChatGPT, Letterboxd e o próprio Olhar Digital, que utilizam os serviços da empresa.
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10h09: Cloudflare identificou o problema e iniciou implementação de correção
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10h13: Sistemas começaram a se recuperar, com taxas de erro diminuindo
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11h40: Correção foi implementada, mas alguns serviços ainda apresentavam instabilidades
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13h46: Empresa observou retorno gradual à normalidade
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14h44: Serviços totalmente normalizados
Impacto global
De acordo com estimativas do W3Techs, aproximadamente 20% de todos os sites da internet utilizam os serviços da Cloudflare, o que explica o alcance global da interrupção. A empresa oferece serviços de segurança e conectividade que aceleram o carregamento de sites e protegem contra ataques cibernéticos.










