Manaus, AM – Depois de muita espera, o texto-base da reforma tributária foi aprovado na Câmara dos Deputados no 1º turno, na noite de quinta-feira (6), pelo placar de 382 a 118. Dos oito deputados que compõem a bancada do Amazonas, apenas um votou contra.
A aprovação em segundo turno ocorreu já na madrugada, aproximadamente a 1h40 da manhã. Apesar do avançado da hora, o quórum estava firme: foram 375 votos a favor e 113 contrários à PEC.
Para conseguir o apoio da bancada do Amazonas à reforma tributária, o relator ajustou os artigos relativos à Zona Franca de Manaus e às Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) para tornar mais claro o tratamento diferenciado e a vantagem das empresas instaladas nessas áreas.
Votaram a favor da reforma os deputados: Adail Filho (Republicanos); Amom Mandel (Cidadania); Átila Lins (PSD); Fausto Júnior (União Brasil); Saullo Vianna (União Brasil); Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos).
Apenas o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL) votou contra o texto da reforma tributária, seguindo a linha de que ex-presidente Jair Bolsonaro era contrário.
Leia mais:
Bolsonaro lidera movimento para que bancada do PL rejeite proposta da Reforma Tributária