Luque, PAR – Nesta quarta-feira (5), os times que avançaram para as oitavas de final da Copa Libertadores conheceram seus adversários em um sorteio realizado pela Conmebol em sua sede, localizada em Luque, Paraguai. A expectativa estava alta para descobrir quais confrontos emocionantes aguardavam as equipes na próxima fase do torneio continental.
O Brasil possui seis representantes que seguem na disputa pelo título deste ano: Palmeiras, Athletico-PR, Fluminense, Internacional, Atlético-MG e Flamengo. No entanto, o Corinthians já foi eliminado da competição.
Os primeiros colocados de seus respectivos grupos foram Palmeiras, Internacional, Athletico-PR e Fluminense, enquanto Flamengo e Atlético-MG ficaram em segundo lugar. Essa posição privilegiada proporciona aos líderes a vantagem de decidir os confrontos em casa nas oitavas de final. Nas fases subsequentes, a pontuação obtida na fase inicial determinará quem terá essa vantagem.
Em busca de seu quarto título continental, o Palmeiras conquistou a melhor campanha geral pela quinta vez nos últimos seis anos. Caso avance até a semifinal, a equipe alviverde terá o privilégio de jogar todas as partidas de volta em casa. Vale ressaltar que a final da Libertadores será disputada em jogo único e em campo neutro, e o palco escolhido para este ano é o lendário estádio do Maracanã, em novembro.
?? Tá chegando a hora!
??? Os horários e onde assistir ao sorteio das Oitavas de Final da CONMEBOL #Libertadores.
? Siga também no #YouTube!
? https://t.co/USfh3BOIQA pic.twitter.com/VEX5D0zYtN— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) July 5, 2023
No sorteio, os clubes foram divididos em dois potes. O pote 1 conta com as equipes que avançaram em primeiro lugar em seus grupos, como Racing-ARG, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Independiente del Valle-EQU, Boca Juniors-ARG, Athletico-PR e Olimpia-PAR. Já o pote 2 é composto pelos times que terminaram em segundo lugar, entre eles Flamengo, Nacional-URU, Bolívar-BOL, River Plate-ARG, Argentinos Juniors-ARG, Deportivo Pereira-COL, Atlético-MG e Atlético Nacional-COL.
Um detalhe importante é que, no sorteio, é obrigatório que um primeiro colocado enfrente um segundo colocado. Não há restrições para confrontos entre clubes do mesmo país ou que estiveram no mesmo grupo durante a fase classificatória. As equipes do pote 1 somam impressionantes 15 títulos de Libertadores, enquanto as do pote 2 acumulam 14 conquistas.
Existe a possibilidade de reencontros entre rivais emocionantes. O Palmeiras, por exemplo, pode enfrentar o Atlético Mineiro pelo terceiro ano consecutivo na competição. Além disso, há a chance de um clássico regional nas oitavas de final. Flamengo e Fluminense já se enfrentaram nas finais do Campeonato Carioca e nas oitavas da Copa do Brasil, e poderão se encontrar novamente na Libertadores. Essa seria uma oportunidade para um desempate entre as equipes comandadas por Fernando Diniz e Jorge Sampaoli.
Outra possibilidade intrigante é a reedição das duas últimas finais da competição: Athletico-PR x Flamengo e Palmeiras x Flamengo. A fase eliminatória também contará com a presença de times argentinos, que tradicionalmente são adversários difíceis para os clubes brasileiros.
(*) Com informações do Metrópoles