Manaus, AM – Em sintonia com a empolgação do país para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, um novo decreto estadual foi emitido para garantir que os torcedores que trabalham no setor público possam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. A medida, anunciada pelo governo estadual, segue a decisão tomada pelo governo federal, que também adaptou os horários de expediente para acomodar os fervorosos fãs do futebol.
A competição, que teve início nessa quinta-feira (20), na Austrália e Nova Zelândia, é aguardada com grande expectativa pelos brasileiros, e a estreia da Seleção Brasileira está marcada para a próxima segunda-feira (24). Para permitir que os servidores públicos possam assistir aos jogos sem perder as suas responsabilidades profissionais, o decreto estabelece um ajuste no horário de funcionamento das repartições públicas, autarquias e fundações do estado durante os dias dos jogos do Brasil.
Conforme as orientações presentes no Diário Oficial do Estado (DOE) de 19 de julho, os funcionários terão a flexibilidade de se ausentar e chegar até duas horas depois do término das partidas. Com isso, no dia 24 deste mês, o expediente terá início às 11h, e no dia 2 de agosto, a jornada de trabalho começará às 10h.
A decisão do governo estadual, também, visa promover a compensação das horas não trabalhadas. Para tal, a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) será responsável por organizar um banco de horas, permitindo que os servidores do Poder Executivo possam realizar possíveis compensações posteriormente.
É importante ressaltar que os procedimentos já agendados pelo sistema de Saúde serão preservados, garantindo que os serviços essenciais continuem funcionando sem prejuízos à população. Além disso, a Secretaria de Educação (Seduc) deverá implementar a compensação das horas normais de ensino, assegurando que a educação seja mantida sem interrupções.
Confira os dias e horários (Amazonas) dos jogos da Seleção:
24/07 – Brasil x Panamá, às 7h
29/07 – Brasil x França, às 6h (sábado)
02/08 – Brasil x Jamaica, às 6h
(*) Com informações do d24am
Leia mais:
- Manaus não adotará ponto facultativo em jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
- ONU Mulheres e Museu do Futebol fazem parceria para cobertura da Copa
- CazéTV desativa chat em transmissão da Copa do Mundo Feminina após comentários machistas