A Seleção Brasileira conheceu seus três adversários na fase inicial da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México. Como cabeça de chave do Grupo C, o Brasil terá pela frente Marrocos (11º do ranking FIFA), Escócia (36º) e Haiti (84º). A campanha pelo hexacampeonato mundial começará no dia 13 de junho, contra os marroquinos, seguindo pelos haitianos no dia 19 e encerrando a primeira fase contra os escoceses no dia 24 de junho.
O último título brasileiro data de 2002. Desde então, a melhor campanha foi o quarto lugar em 2014, e na última edição, em 2022, a seleção caiu nas quartas de final para a Croácia. Agora, sob o comando do técnico Dorival Júnior, a equipe busca reconquistar o topo do mundo.

Análise dos adversários
MARROCOS (11º do ranking FIFA)
A sensação da Copa do Catar tenta repetir o feito histórico. A base do time semifinalista foi mantida, incluindo o técnico Regragui. A equipe está invicta desde janeiro de 2024 e teve uma campanha impecável nas eliminatórias africanas: 8 jogos, 8 vitórias, 22 gols a favor e apenas 2 sofridos. Contra o Brasil, o histórico é favorável à Canarinha (2 vitórias, 1 derrota). Em Copas, só houve um confronto: 3 a 0 para o Brasil na fase de grupos de 1998.
ESCÓCIA (36º do ranking FIFA)
Retorna ao Mundial após 28 anos. A classificação veio nos acréscimos da última rodada das eliminatórias europeias. Embora tenha uma participação modesta na última Eurocopa e na Liga das Nações, conta com jogadores experientes no futebol britânico e europeu. O histórico contra o Brasil é totalmente desfavorável aos escoceses: em 10 jogos, são 8 vitórias brasileiras e 2 empates. Em Copas, os times se enfrentaram quatro vezes, com 3 vitórias brasileiras e 1 empate (1974).
HAITI (84º do ranking FIFA)
A grande surpresa do grupo, retorna à Copa após 52 anos. Classificou-se de forma impressionante, liderando seu grupo nas eliminatórias da Concacaf à frente de tradicionais como Costa Rica e Honduras. É uma equipe de espírito coletivo, com poucos nomes de destaque em grandes ligas. Contra o Brasil, o histórico é mínimo: 3 jogos, 3 vitórias brasileiras. Nunca se enfrentaram em Copas do Mundo.,
Novo formato e logística
A Copa de 2026 terá um formato expandido, com 48 seleções. A FIFA organizou o sorteio para minimizar os deslocamentos das equipes na fase de grupos. A abertura do torneio será no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com um jogo entre México e África do Sul. A final está marcada para 19 de julho, no Estádio MetLife, em Nova Jersey.
A partir de agora, a comissão técnica brasileira inicia o trabalho minucioso de observação e preparação estratégica para estes três duelos, que definirão o caminho do Brasil na busca pelo tão sonhado sexto título mundial.
Leia mais: