Manaus, AM – Para tentar reverter os impactos da greve dos professores, o Governo do Amazonas apresentou uma proposta de reajuste de 14% para a classe, nessa segunda-feira (29). Inicialmente, o pedido feito pelos educadores era de 25% de reajuste salarial. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) avalia a proposta.
Para esta terça-feira (30), o Sinteam deve realizar uma assembleia com os profissionais para debater sobre o assunto e definir uma resposta para o governador Wilson Lima, que tem feito duras medidas contra os trabalhadores da educação.
Como explicou o sindicato, a proposta é que o reajuste seja feito em partes, sendo 8% pagos de forma imediata e 6% em julho. Em relação as faltas que o governo aplicou e os descontos na remuneração, o Sinteam pediu para que fossem retirados, além de progressões por tempo de serviço e títulos.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que a proposta apresentada tem o objetivo de finalizar a greve.
O Governo ainda destacou que os descontos nos salários dos servidores pelos dias não trabalhados estão assegurados pela decisão judicial que não reconheceu a greve e já tem uma nova reunião marcada para a próxima quarta-feira (31), onde devem se posicionar sobre o assunto.
Leia mais:
Governo deve retomar negociação com professores nesta segunda-feira