
Tefé (AM) – De 11 a 14 de setembro, Tefé foi palco de uma grande celebração cultural com a realização do Arraial Folclórico 2025. Durante quatro noites, a cidade viveu momentos de alegria, tradição e identidade amazônica, com apresentações de danças típicas, quadrilhas, carimbó, boi-bumbá, danças tribais e muito mais.
A programação começou na quarta-feira (11/09) com a apresentação “Os Atrapalhadinhos na Roça”, da Escola Luzivaldo Boi Gitinho, e seguiu com o Carimbó da 3ª Idade (CCI), Cangaço da Flora, Raízes e Saberes – Carimbó na Educação, Tribo Arara Vermelha e Quadrilha Juventude na Folia.
Na quinta-feira (12/09), subiram ao palco atrações como a Quadrilha Os Pequeninos na Roça, Boi Olinda, Carimbó Frutos do Norte, As Ciganas Rosa Madalena, Quadrilha C.E.G.G.M na Roça, Quadrilha Elegância na Roça e o Cangaço Flor de Mandacaru.
A sexta-feira, 13 de setembro, manteve o ritmo festivo com apresentações da Dança do Açaí, Quadrilha Os Atrapalhadinhos, São Francisco na Roça, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Rosa e Rosinha, Unidos do Monte Castelo e a Dança Africana, encerrando a noite em grande estilo.
No sábado, 14 de setembro, o público viveu momentos inesquecíveis com o Carimbó do Querubins, a Quadrilha Literária, a expressiva Dança Tribal Cunhã Poranga, o Carimbó Resistência Amazônica e, finalizando a programação cultural, a emocionante Dança Tribal Filho da Amazônia.
O encerramento teve um toque especial com o último bingo da moto, que premiou mais um morador com uma moto Biz 0 km, garantindo ainda mais emoção e interação com o público presente.
Durante o evento, representantes das escolas expressaram gratidão e entusiasmo com a realização do Arraial:
“Agradeço à prefeitura pelo apoio e incentivo às escolas. O Arraial tá belíssimo”, destacou a diretora da Escola Walter Cabral, Ana Theomara.
Já a professora Gracy Kelly, que esteve vendendo pratos típicos na barraca da Escola Calisto, comemorou o sucesso da participação:
“Temos vários pratos típicos, estamos vendendo bem e estamos animados”, afirmou com entusiasmo.
O Arraial Folclórico 2025 mostrou a força da cultura popular e o envolvimento das escolas, grupos comunitários e artistas locais, reforçando o orgulho da identidade tefeense e amazônica.
“Turismo é desenvolvimento. E Tefé em movimento.”
Leia mais
- Prefeito Nicson Marreira, após articulação em Brasília, garante ampliação do Programa Luz para Todos em Tefé
- Prefeito Nicson Marreira e deputado Sidney Leite visitam IFAM em Tefé para ampliar oportunidades na educação
